quinta-feira, 26 de março de 2009

AS NOVAS TRADIÇÕES

“Então chegaram a Jesus uns fariseus e escribas vindos de Jerusalém, e lhe perguntaram: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição? Pois Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e, quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá Mas vós dizeis: Qualquer que disser a seu pai ou a sua mãe: O que poderias aproveitar de mim é oferta ao Senhor; esse de modo algum terá de honrar a seu pai E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus. Hipócritas! Bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem”.(Mateus 15.1-9).

Em minha casa, estava pensando sobre as tradições, quando entendi que as novas gerações dos crentes estão substituindo as tradições antigas por novas, só que muitos deles não sabem disso.

TRADIÇÃO: Segundo o dicionário Aurélio significa: Ato de transmitir ou entregar. Transmissão oral de lendas, fatos, conhecimentos humanos, hábitos e etc., de idade em idade, de geração em geração.

O que estamos presenciando em nossos dias, é exatamente o que aconteceu no tempo de Jesus, a única diferença é que estão substituindo as tradições antigas por novas. Ex: A forma de louvar a Deus por meio dos cânticos, dos irmãos mais antigos aqui no Brasil, era realizada quase em uníssono, e utilizava o Cantor Cristão ou a Harpa Cristã, conforme cada denominação, não permitindo o uso de letras extras e instrumentos que não fosse o órgão, que era considerado como "sacro". Para derrubar essa tradição, a nova geração introduziu o piano, violão, teclado, bateria e toda a sorte de instrumentos; novos cânticos, danças, solos, duetos, quartetos, etc, usando como base a Palavra de Deus que diz: “Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!” (Salmo 150:3-6). “Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra”. (Salmo 98).
O Salmo 96, o mais usado pela nova geração, junto com o Salmo 150:3-6, formam a base das mudanças propostas por eles. Como digo a muitos irmãos, existem três tipos de pessoas que compõem a igreja: os líderes, as ovelhas e o joio. O joio pode estar contido no meio da liderança e das ovelhas, pois o seu objetivo é destruir a igreja. As mudanças propostas por estes são maléficas, astutas. Mas, há irmãos que propõem mudanças de boa mente, mas não percebem as falhas nelas contidas, isto por que há fazem pela razão, e não orientados pelo Espírito Santo. “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo, todavia como que pelo fogo”. (1ª Coríntios 3:15). As obras que praticamos não podem nos salvar, mas refletem a nossa intenção na obra da evangelização; entretanto, os resultados das obras refletem a nossa comunhão com Deus, pois se os frutos permanecerem, confirmam que praticamos a vontade de Deus. Devemos tomar muito cuidado ao declararmos como servo de Deus ou joio, um irmão que propõe mudanças, pois podem ser uma necessidade para uma igreja ou trabalho que a mesma esteja realizando, ou um grande problema, no presente ou no futuro.

O QUE FAZER ? COMO SABERMOS SE ESTAMOS FAZENDO A VONTADE DE DEUS, A NOSSA OU A DO MALIGNO ?

A resposta é simples: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!” (João 5:39,40).
Jesus repreendeu aos judeus, pois liam as Escrituras (Bíblia) porque sabiam que nelas estavam contidas as Palavras de Deus para a salvação, mas rejeitavam o Salvador por não ser Ele, Jesus, conforme eles pensavam ou queriam.
Conhecer a Bíblia é o primeiro passo para o discernimento, pois Jesus nos diz: “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”. (Mateus 7:15). “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”. (Mateus 7:20). Sem o conhecimento das Escrituras seremos iguais aos ninivitas, não discernindo a mão direita da esquerda, o certo do errado, o joio do trigo. “Se levantar no meio de vós profeta, ou sonhador de sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses que nunca conhecestes, e sirvamo-los, não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.” (Deuteronômio 13:1,2,3).
Compreender a Bíblia, entender, é o segundo e último passo para discernir, pois não basta apenas conhecer e crer, é de igual modo importante entender. “Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento”. (Romanos 10:2). A falta de entendimento gera tradições que substituem o real sentido da Palavra de Deus, e dependendo do tempo de duração dessas tradições e o investimento material nelas aplicadas, quando a verdade surge, fica infrutífera.
Como disse, a resposta é simples: está tudo na Bíblia, mas com a proximidade do tempo do fim, no qual o poder das trevas crescerá sutilmente e assustadoramente para prejuízo de muitos, ler a Bíblia num tempo onde não se tem tempo, e entender o que se lê quando a nossa mente está cheia de tantas informações e pensamentos que não nos aproximam de Deus, é cada vez mais difícil fazermos a vontade Dele e sabermos discernir o que acontece dentro de nossas igrejas. Mas resta-nos um consolo: “porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. (Mateus 24:24). Jesus nos revela que os escolhidos não iram sucumbir aos enganos do mundo. E como disse Deus a Elias: “Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou”. (1ª Reis 19:18). Eu creio que em nossos dias, e até a volta de Jesus, muitos servos de Deus ensinarão e pregarão o evangelho com seriedade, integridade e compromisso com o nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo que pensemos como Elias: que não há mais ninguém, pois este pensamento não revela a verdade. Devemos neste tempo, orarmos muito por nós mesmos e pela igreja espalhada pelo mundo, para que nosso Deus nos livre das astutas ciladas do maligno. Devemos estar atentos a tudo o que está acontecendo a nossa volta, e do mesmo modo que devemos fugir da aparência do mal, também devemos fugir, mais ainda, da aparência do bem, pois quando a aparência passar, cairá sobre nós às conseqüências de nossas ações. “Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E perguntou-lhe Pedro: Dize-me: Vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido”. (Atos 5:1-10).

MAS, AS MUDANÇAS SÃO NECESSÁRIAS ?

O homem muda constantemente o seu modo de pensar, e conseqüentemente a forma de agir. Normalmente as mudanças ocorrem por motivos externos. Há mudanças benéficas, mas há também mudanças maléficas. As mudanças não atingem somente a pessoa que muda, mas podem também afetar a vida de outras pessoas. Quando a sua casa está pequena para a sua família, o que você faz? Ou aumenta a casa, ou compra outra maior. Talvez você nem queria fazer esta mudança em sua vida, mas como a família aumentou, você não tem outra opção, a menos que queira viver desconfortavelmente. Você estava satisfeito com o seu salário, mas agora também será necessário aumentar a sua renda.
Como podemos perceber neste exemplo acima, esta é uma mudança necessária, mas muitas vezes aumentamos nosso imóvel, ou o nosso salário, não porque precisamos, mas porque queremos. Uns mudam porque têm um objetivo de vida a alcançar, outros por status social, e assim por diante. Sempre há um motivo por traz de uma mudança.
Por que devemos mudar a forma de cultuarmos a Deus? É por que precisamos ou queremos? Não devemos lutar contra as mudanças necessárias, mas devemos resistir às mudanças que nada promovem para a edificação da igreja, e sim para os prazeres humanos, ou ainda pior: para servir a Satanás, dificultando o trabalho da evangelização.
É necessário usarmos a Bíblia como prumo em tudo o que fazemos, para termos a certeza se é de Deus, do homem ou do Diabo. Devemos nos lembrar que, a igreja é de Cristo, e nós somos os seus obreiros, não para fazermos o que queremos, mas para fazermos o que Ele quer. E o que Jesus quer? “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”. (Marcos 16:15). “e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.”. (Mateus 10:7,8).


Nenhum comentário: