quinta-feira, 26 de março de 2009

A MULHER CRISTÃ

Será que Paulo e Pedro são inimigos das mulheres cristãs de nossos dias? "As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja." (1ª Coríntios 14:34,35).
Este estudo tem por objetivo valorizar a mulher cristã (esposa), conduzindo-nos, maridos e mulheres, a vivermos em conformidade a Palavra de Deus, restaurando a ordem na família cristã.
Com o crescente aumento, já comum em nossos dias, do movimento feminista de igualdade entre homem e mulher, também comum nas igrejas, nas quais já podemos ver e ouvir os seus frutos, a saber: Pastoras, Diaconisas, professoras de classe de adultos, ensinando e exercendo funções determinadas por Deus aos homens. No lar, verdadeiras líderes, tanto intelectualmente (liderança da família), como financeiramente (sustento da família). Mas estas mudanças são aprovadas por Deus? Está o homem negligenciando com a sua posição social e espiritual determinada por Deus? A mulher está tentando tomar o lugar do homem? Ou estaria sendo ela enganada e usada pelo maligno para desmoralizar o homem e pensar que Deus aprova o domínio dela sobre ele.

Em primeiro lugar, devo dizer que ser mulher neste mundo é realmente difícil, pois o pecado tem posto na mente e no coração dos homens que a mulher é um "saco de pancada", capacho para justificar os seus erros e negligências.
Antes de prosseguir, ouça com atenção o áudio abaixo, extraído do vídeo, NOVA ERA, A PEÇA FINAL DO PLANO DE SATANÁS, pois nos dará uma direção a seguir.

A FAMÍLIA Deus instituiu a família, e a fez com uma ordem hierárquica: Homem, mulher e filhos.
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." (Gênesis 2:7). "E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:15-17). "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele." (Gênesis 2:18). "Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão." (Gênesis 2:21).
Note que a mulher foi feita para o homem, e não o homem para a mulher. "Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem." (1ª Coríntios 11:8). Este fato não inferioriza a mulher, mas revela uma hierarquia divina, e não humana. Mesmo com a entrada do pecado no mundo essa hierarquia não mudou, mas trouxeram conseqüências desagradáveis a mulher. E disse Deus: "Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará." (Gênesis 3:16).
Observe que no início era para o homem dominar sobre a natureza, e não sobre a mulher. Ela lhe seria uma ajudadora: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra" (Gênesis 1:25). Mas agora, por causa do pecado, por conseqüência do que ela fez, a mulher passou a fazer parte do domínio do homem. Dominar, não significa espancar, maltratar, desprezar ou matar, mas estar sujeito ao homem, não por força ou por violência, mas por ordem de Deus. Tais palavras são confirmadas no Novo Testamento: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos." (Efésios 5:22-24). Infelizmente o pecado gerou uma grande distorção na mente e no coração de ambos, pois mudaram a ordem de Deus: o homem está maltratando a mulher, e a mulher não está se sujeitando ao homem. Várias são as explicações, mas não anulam a Palavra de Deus.
Satanás, que não perde nenhuma oportunidade, lançou o movimento de emancipação feminina. É bom lembrar, que com o engano de Eva e com a entrada do pecado no mundo, por meio de Adão, houve, sem dúvida alguma, uma mudança no comportamento e desejos da mulher: ela está inclinada a permanecer independente do homem, sendo incentivada pelo maligno, não só a manter-se livre, mas a dominar sobre ele. Deus não disse: "Façamos a mulher a nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e domine ela sobre tudo." Em Isaías 3:12 está escrito: "Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas."
O pecado pôs no coração do homem o desejo de libertar-se de Deus, e no coração da mulher o desejo de libertar-se do homem. Satanás estimula o homem a pisar na mulher, e a mulher a dominar sobre o homem, e ambos humilham um ao outro. Esta é sem dúvida alguma uma estratégia maligna para destruir a criação e a ordem estabelecida por Deus. Cabe a nós, servos e servas do Senhor Jesus Cristo, não sucumbirmos a esta astuta cilada de Satanás, que destrói a família e conseqüentemente a sociedade, e isto só será possível se crermos e obedecermos a Palavra de Deus.
A quem se referiu Deus quando disse: "façamos a nossa imagem, a nossa semelhança." O homem foi feito à imagem de Deus; e a mulher, à imagem do homem. A quem Deus revelou o fim do mundo pelo dilúvio? A quem Ele disse: "sai da tua parentela para a terra que eu te mostrarei." Quem Ele usou para libertar o povo da escravidão do Egito? Quem reedificou o muro de Jerusalém? De quem Ele disse: "este é meu filho amado em quem me comprazo."
Adão, Abraão, José, Moisés, Davi, Salomão, Neemias, Sansão, Jesus, os apóstolos, e tantos outros; ou será que foi: Eva, Sara, Zípora, Maria Madalena... Disseram porventura os apóstolos: escolhei dentre vós sete mulheres de boa conduta... e a consagraram ao diaconato? Mais uma vez repito: a mulher não é inferiorizada em nada, na ordem de convocação divina. Mas o pecado, estimulado por Satanás, está jogando um contra o outro: o homem contra a mulher, a mulher contra o homem; e assim, pelos frutos, vemos o quanto nos rebelamos contra a hierarquia firmada por Deus. Quem tem ouvidos, ouça o que nos ensina a Palavra. Glorifiquemos a Deus não ultrapassando os limites que Ele estabeleceu.
TEXTOS COMPROBATÓRIOS
1- "E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão." (1ª Timóteo 2:14).
2- "As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja." (1ª Coríntios 14:34,35).
3- "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor." (Colossenses 3:18).
4- "Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;" "Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto." (1ª Pedro 3:1-3,5,6).
5- "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras." (1ª Timóteo 2:10).
6- "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." (Tito 2:3-5).
OBS: Boas donas de casa sem exagero. "E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; e tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." (Lucas 10:38-42).

Em uma rádio FM, muito conhecida aqui no Rio de Janeiro, uma "esposa" de um pastor, divorciada, disse para justificar sua nova união, que o apóstolo Paulo era homossexual, por isso, deveria ser ignorado no tocante ao casamento. "Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido." (1ª Coríntios 7:10). Leia o estudo: Adultério conjugal. A mulher está lançando mão do erro dos homens para dominar sobre o homem: "Eu decido com quem fico, e não Deus!"
A emancipação feminina começou no Éden, e está sendo motivada por Satanás. Este fato para mim não teria nada de mais se ficasse restrito ao mundo: "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno." (1ª João 5:19). Mas, não é assim, pois como disse no início deste estudo, já podemos ver os seus frutos nas igrejas e nos lares cristãos. Estão mudando a ordem de Deus, usando como base uma "interpretação" bem diferente dos textos Bíblicos. "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;" (2ª Timóteo 4:3).
As mulheres, não todas, no Antigo Testamento, chegaram a tal ponto, que motivaram a seguinte declaração em Eclesiastes 7:28: "... um homem entre mil achei eu, mas uma mulher entre todas estas não achei." Pois desde o início da criação ela seria uma ajudadora para o homem, mas e agora?
Cabe a mulher cristã retornar aos princípios e ordenanças de Deus; e ao homem de Deus não se sujeitar à rebeldia das mulheres que ignoram esta ordem, pois as conseqüências virão, sejam a curto, médio ou longo prazo, elas virão. "Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém ignora isto, que ignore." (em ultras versões: será ignorado.) (1ª Coríntios 14:37,38). E para terminar lembro que: "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos." (Provérbios 12:4).




 

Nenhum comentário: